Páginas

terça-feira, 29 de novembro de 2011

vírus feito em laboratório pode dizimar metade da humanidade


Imagem do atual vírus H5N1 (Fonte da imagem: Daily Mail / Reuters)

Algumas pequenas alterações. Isso é tudo que foi necessário para que um grupo de pesquisadores holandeses transformasse o vírus H5N1 (conhecido como causador da gripe do frango ou gripe aviária) em algo que pode potencialmente acabar com metade da civilização como a conhecemos. Já haviam rumores sobre a pesquisa, como noticiado aqui mesmo no Tecmundo, mas agora os resultados finalmente serão divulgados.

De acordo com a revista especializada Science Insider, a nova variação do vírus é facilmente transmissível entre furões, que são animais que reagem de uma forma parecida à dos humanos em relação a gripe. A revista ainda afirma que outros estudos paralelos alcançaram os mesmos resultados nos Estados Unidos e em Tóquio.

Embora essa descoberta possa ser um grande passo no controle da transmissibilidade dos vírus, outros cientistas estão demonstrando suas preocupações com a chamada “pesquisa dupla”. Isso porque os resultados podem ser utilizados tanto para o bem, quanto para criação de armas biológicas e ataques terroristas caso as informações acabem vazando.

(Fonte da imagem: Daily Mail / Reuters)

O vírus H5N1 sempre afetou os pássaros, mas nos últimos 10 anos passou a aparecer entre os humanos. Foram em torno de 600 casos diagnosticados, com mais de 500 mortes no mundo todo. A razão de que o vírus não se tornou comum é que ele não é transmissível entre humanos pelas vias aéreas. Ou ao menos não era, pois essa nova versão da ameaça proporciona justamente isso.

Em defesa ao projeto, o virologista holandês Ron Fouchier acredita que a publicação dos resultados ajudará a comunidade científica a estar preparada para o caso de ocorrer uma pandemia de H5N1. Por outro lado, não publicar irá deixar todos no escuro sobre como reagir ao problema.

Só nos resta esperar que esse vírus não caia nas mãos erradas, como foi o caso do anthrax (que aliás é muito menos perigoso que essa nova versão do H5N1).

8 comentários:

  1. Quem puder que vá se preparando DESDE JÁ , abrigos , máscaras , TUDO o que puder ser projetado contra ataques de vírus e outras formas ... coitados de nós pobres ... seremos os primeiros a morrer devido a pouca condição de aquisição de aparatos de proteção ... pois nossos dias estão contados ... as armas estão prontas .... "eles" não querem mais "tantos" sobre a terra !

    ResponderExcluir
  2. Esse rock pesado é ignorante demais, "eles" não querem mais "tantos" sobre a terra!, se n tem noção do que vc ta falando seu ignorante "eles" precisam de mercado consumidor, dizima metada da população mundial, dizima metade do mercado consumidor, muitos sociologos afirmam que salvo raras exceções( tribos isoladas) todos estão integrados no sistema economico, ao menos como consumidor, dizimar metade da população so representa prejuízo, e ainda teriam que gastar com saúde, etc, pois se a outra metade desconfiasse que foi arquitetado por governo, ou por quem quer que seja haveria uma grande revolução, e mais prejuízo. Resumindo a economia explica as relações do mundo, e isso apresenta apenas prejuizo. Não gosto de generalizar, mas vc apenas está diminuindo e favorecendo ao "estereótipo" de pobre ignorante que so opina de acordo com o senso comum, estude um pouco antes de dar comentários assim, se por "tantos" vc se refere aos pobres so pense, se forem dizimados quem fara o papel da mão-de-obra barata e não especializada.

    ResponderExcluir
  3. Gentle vc e um grande idiota
    ta preocupado com economia mais deixa de conciderar q tudo isso ja foi planjado
    e obivio e qualquer idiota sabe q o q menos vai importar pra eles conceguir os seus objetivos e a economia.
    de q vale economia se o planeta estiver abarrotado de gente penssa nisso idiota
    nao esponda senao eu te acho e destr4uo sua vida virtual

    ResponderExcluir
  4. conspiracionistas de esquina
    são minha diversão

    ResponderExcluir
  5. num é q loko economia uma ova.. se ja atacarão com bombas atômicas no passao quem disse que com virus no futuro vai ser diferente com porra de economia?? eles nem ligão para isso pensa sua coisa lerda querendo ser o entendido... se uma certa potencia tacar isso nos outro vai ser o maior do maior . para que economis se tecnicamente sera o donono do mundo? assustando milhares e milhoes? em ? afs

    ResponderExcluir
  6. kara pensa numa coisa se ele conseguir disimar metade da população o q vai sobrar em ????????
    MISÉRIA
    COM A MISÉRIA ELES PODEM VENDER EM ALTOS CUSTOS PRODUTOS COMO ÁGUA CANALIZADA, ALIMENTOS ...

    ResponderExcluir
  7. Esse gentle é muito burro da zero pra ele, economia é meu testiculo esquerdo, sera que vc não esta vendo o que tá acontecendo com o mundo? os EUA esta quebrado europa esta indo para o mesmo caminho e vc me vem falar de economia seu babaca, é uma questão de tempo pra esse sistema capitalista entra em colapso, pode ir preparando se caixão seu idiota

    ResponderExcluir
  8. Apenas o que eu tenho a dizer vcs todos se baseam em uma coisa, o senso comum, não vi nenhuma teoria, a tal de sei la, parece ser uma menina fútil, e cita (com certeza sem saber) a teoria de malthus que ja foi derrubada a muito tempo.

    Tenho vergonha por vcs, não vou ensiná-los, não se preocupem vcs estão na média, sempre haverá pessoas que enxergam o que vcs não podem compreender.

    Só pesquisem o que a revolução francesa significa antes de dizer que a economia é o que menos importa.

    ResponderExcluir